segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sínodo Noroeste Riograndense promove seminário sobre inclusão nos espaços educacionais

No dia 10 de maio de 2011, estiveram reunidos em Santo Ângelo, educadores, assistentes sociais, servidores públicos e lideranças comunitárias para dialogar sobre a educação inclusiva. O seminário teve como objetivo refletir sobre os espaços oferecidos para as pessoas com deficiência.
Logo na chegada, apesar do dia chuvoso, fomos recebidos com um gostoso café da manhã. Depois do café damos abertura ao encontro com a saudação da Coordenadora do Conselho Missão e Diaconia, Diácona Cátia Patrícia Berner que passou a palavra para o Pastor Vilson Luiz Hining que convidou para a reflexão do dia com o texto motivador a cura do paralítico (Lucas 5.17-26). O qual nos fez pensar sobre a acessibilidade daquele paralítico que só conseguiu ser levado até Jesus, pelo telhado da casa.O texto nos fez pensar sobre quais barreiras que existem na sociedade que impedem muitas pessoas ao direito de ir e vir. E sobre os espaços que ainda precisamos criar como rampas, banheiros acessíveis para as várias necessidades das pessoas. E concluindo a reflexão realizamos uma dinâmica que nos fez pensar sobre a inclusão de pessoas em todos os sentidos com e sem deficiência. Ainda na abertura realizamos uma dinâmica de apresentação coordenada pelo secretário do Conselho de Missão e Diaconia, Pastor Günter Bayerl Padilha com objetivo de conhecer as áreas de trabalho de cada participante.
Dando início à palestra o Pastor Sandro Luckmann apresentou as palestrantes e as convidou para fazer uso da palavra. A Cleonára Escobar Pacheco Viana, Educadora e Especialista no Atendimento Educacional Especializado - AEE e Paula Streb Nogueira - Intérprete de LIBRAS.
O objetivo do seminário é de minimizar as barreiras arquitetônicas e conscientizar as pessoas que precisam se dar conta que este espaço é importante e que todos têm direito e livre acesso aos lugares e espaços. Paula relatou um pouco sobre a Política Nacional de Educação Inclusiva (decreto nº 6.571/2008). Falou sobre as práticas inclusivas nas redes de ensino pública e privada. Que ambas precisam abrir seus horizontes para acolher as pessoas com deficiência. A política nacional dos direitos na perspectiva da educação inclusiva vem auxiliar este processo: que consiste na redefinição conceitual e organizacional das políticas públicas para o desenvolvimento inclusivo da escola.
Cleonára, ainda explicou como deverá funcionar o projeto de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que deverá ser implantado em todos os municípios do Brasil.
Todos saíram satisfeitos com seminário e com a tarefa de partilhá-lo nos campos de trabalho e nas instituições públicas e sociais. 
Coordenadora do Conselho de Missão e Diaconia – Diácona Cátia Patrícia Berner


Nenhum comentário:

Postar um comentário