segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha de coleta de assinaturas pela aprovação imediata do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Prezad@ colega!
Venho, por meio desta mensagem, convidar você para um ato de solidariedade diaconal. Peço-lhe a gentileza de tomar tempo e ler até o fim.

Desde que me aposentei na EST, presto serviço voluntário junto à Associação Pandorga, entidade filantrópica criada há 16 anos pela Heide, minha mulher, para cuidar de pessoas com autismo grave e suas famílias. Atualmente, a Pandorga trabalha em dois centros de convivência, atendendo num regime de meio turno 40 pessoas com autismo grave entre 3 e 32 anos de idade, procedentes de 6 municípios. Valendo-me da experiência angariada na EST, estou há vários anos envolvido em diversas atividades de formação, articulação de redes e busca de direitos e melhor qualidade de vida para as pessoas com autismo.

Para sua informação:O autismo é um transtorno causado por alterações genéticas e ainda não tem cura. Em razão de tais alterações, as pessoas com autismo carregam sérias limitações na capacidade de comunicação e na habilidade de se relacionar socialmente, apresentam enorme dificuldade de se orientar e se mover no mundo dito normal e muitas desenvolvem obsessões, estereotipias e comportamentos repetitivos. A grande maioria das pessoas com autismo necessita de ajuda para se alimentar, se vestir e fazer a higiene pessoal, enfim, para manejar a vida. Cerca de 1 % da população brasileira tem autismo. Em 2006, o Senado Federal aprovou o Estatuto da Pessoa com Deficiência que, desde então, aguarda aprovação na Câmara Federal. Esse texto legal estipula diversos direitos ainda não articulados em nenhuma legislação anterior, os quais são fundamentais para que as pessoas com autismo e suas famílias possam ter mais qualidade de vida. Numa ação conjunta com outras associações congêneres de Erechim, Bento Gonçalves, Rio Grande e do Vale do Sinos, juntamente com a Fundação Luterana de Diaconia, estamos lançando uma campanha de coleta de assinaturas pela aprovação imediata do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Para atingir esse objetivo, queremos colocar dezenas de milhares de assinaturas – e, se possível, mais de 100 mil – na mesa do Presidente da Câmara Federal, até março ou abril de 2012.

Convidamos você a juntar-se a nós, mobilizando os grupos aos quais vocês têm acesso. Para ser mais convincente, esta campanha precisa ter dimensão nacional, alcançando todos os rincões deste País. O conjunto das três folhas que vão em anexo em pdf compõe uma ficha de inscrição com espaço para 50 assinaturas. Se você quiser e puder juntar-se a nós, imprima essas folhas, monte fichas de inscrição e colete quantas assinaturas puder, enviando-as depois paraAssociação PandorgaPandorga FormaçãoRua Sinodal, 50Bairro Morro do EspelhoSão Leopoldo/RSCEP 93030-225

Em caso de qualquer dúvida, por favor, entre em contato com: Pandorga Formação (051) 3037 6005 ou 9980 8923 pandorga.formacao@terra.com.br Empenhar-se pela aprovação imediata do Estatuto da Pessoa com Deficiência na Câmara Federal é um ato de amor e de cidadania!

Com um cordial abraço, Nelson Kirst

VISITE O SITE DA PANDORGA. www.pandorgaautismo.org

Atenção: Para receber as fichas de coletas de assinaturas desse abaixo assinado favor enviar e-mail solicitando a mesma para vilson.visitas@gmail.com